Você está lendo o Artigo:

Coza Visita: Ivana Portella

A sócia d'A Casa Com Vida fala sobre a importância de uma rotina organizada pra ter qualidade de vida.

Conteúdo

Quando foi a última vez que você organizou a sua casa? Organizar, não arrumar. Pra Ivana Portella, Personal Organizer, a diferença é grande. Se você tira do campo de visão, é arrumação. A organização precisa de um método, uma lógica.

"A arrumação é uma consequência da organização."

Além de capacitar inúmeras pessoas todos os meses n'A Casa Com Vida, Ivana ainda promove palestras e cursos por todo o Brasil, mostrando porque cuidar dos nossos espaços é uma tarefa essencial. "A organização tem um pensamento envolvido: quem vai usar, por que vai usar, onde vai usar". Entender os hábitos das pessoas que vivem onde uma Personal Organizer vai atuar é o primeiro passo pra construir uma "casa pronta, uma casa real, uma casa com todos os cômodos funcionando", como define a profissional.

Quando conceberam A Casa Com Vida, a ideia era fazer as pessoas participarem de algo real e prático. "Quando os cursos acontecem aqui, a casa tá funcionando. Tem gente fazendo comida, dentro dos cômodos têm roupas... É uma casa como a casa de qualquer pessoa."

"É uma casa realmente com vida."

Ivana nos conta como funciona o processo do principal curso, o de capacitação pra Personal Organizer. O indivíduo é a primeira casa que uma pessoa habita. A segunda é a casa fixa, "onde tem teto, onde a gente dorme e onde a gente divide espaço a nossa família", completa. Depois, passa pro mundo, que é a nossa terceira casa.

"A gente acredita muito que a gente aprende ensinando e ensina aprendendo", Ivana nos conta, olhando orgulhosa pra sala onde recebe diversas pessoas pra capacitação. "Cada um traz uma dica diferente, um detalhe novo. Essa é a intenção desse nosso curso."

Entender a lógica por traz da organização é o que mais a motiva pra continuar trabalhando pra facilitar a rotina de quem a procura. "É impressionante a transformação que a organização traz pra vida das pessoas. Elas não se dão conta de quanto tempo ela perde com a desorganização. (...) Isso gera irritabilidade, angústia, mal-estar, crises." É por isso que a Coza sempre foi parceira d'A Casa Com Vida, por entender que a organização é sinônimo de bem-estar.

E é esse o objetivo principal do seu trabalho. "Quando uma profissional responsável entra na casa de uma pessoa, no final elas viram fada madrinha de verdade."

Ficou curioso pra saber saber mais sobre a Ivana e A Casa Com Vida? Clique aqui e confira o vídeo completo.

Ah, e não esquece de ver o primeiro vídeo da série Coza Visita A Casa com Vida, além de seguir nosso Instagram pra ficar ligado quando sair o próximo episódio.