O luxo do couro de jacaré em forma de bolsa está no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. É a Varjac, marca que transforma essa valiosa matéria prima em bonitos artigos femininos. Criada em 1995, hoje tem fábrica própria no Vale dos Sinos e vende seus produtos para clientes de todo Brasil.
São bolsas, sapatos, cintos, carteiras, portas jóias, chaveiros e outros artigos, todos com número de licença do Ibama para a pele. Quem comanda a marca é a empresária e designer de moda Andréa Gregory, filha de um criador de jacarés do Mato Grosso do Sul. Ela explica que por ser menor, o jacaré brasileiro tem uma diversificação de grafismos na escama possibilitando que peças menores tenham maior variedade.
A exclusividade é uma das características principais da loja. ?Nem eu mesma consigo me copiar. Eu não gosto de repetir a mesma tonalidade de cores. Mesmo no couro vacum eu procuro fazer combinações diferentes dentro do mesmo modelo?, explica Andréa. Cada peça é única, tanto na sua concepção como no próprio couro, que é sempre diferente numa espécie de impressão digital do animal. A Varjac começou com criação própria, mas hoje sua matéria prima vem de vários criatórios do país onde os répteis são criados especialmente para esse fim.
Outros materiais associados ao couro de jacaré, como tecido e couro vacum, também são utilizados, além de matérias primas naturais como chifre polido e pedras. A referência à cultura gaúcha está sempre presente nas produções da designer que tem orgulho da origem da marca. No total são quatro coleções, a mais recente se chama ?Molduras e Dobraduras? que trabalha com o relevo e o conforto do couro.
A sofisticada loja da Varjac fica na rua Félix da Cunha, em Porto Alegre, mas a marca já fez pré-lançamento em São Paulo, onde pretende abrir novo espaço até o final do ano. ?A nossa idéia é expandir para o mercado paulista, pois já temos vários clientes em todo o Brasil e especialmente lá, onde há pessoas interessadas em divulgar o nosso trabalho?, conta Andréa.
Edição e redação - jornalista responsável: Vanessa Balula coza@grafia.com.br
Preencha o campo abaixo e receba as matérias em seu e-mail.