A Bienal B é um evento de artes plásticas que acontece em diversos pontos de Porto Alegre, paralelamente à 6ª Bienal do Mercosul. O movimento, que tem como lema Outras Perspectivas, apresenta diversas propostas estéticas. Organizada por artistas plásticos do Rio Grande do Sul, a Bienal B caracteriza-se pela diversidade de conceitos, como uma organização não oficial de manifestações artísticas independentes. É um movimento alternativo e democrático que inclui e une os artistas em torno da arte, para discutir o sistema de artes local e construir espaços de troca entre eles e o público. A Bienal B vai estar em mais de 35 espaços da capital gaúcha.
Conforme a articuladora geral, artista plástica Gaby Benedyct, a Bienal B chega com a proposta de não ser antagônica à Bienal do Mercosul. ?É um movimento harmônico e conciliador, que procura ocupar espaços de conexão que possam se relacionar, como um bar, a Casa de Cultura Mario Quintana ou um shopping center?. O Moinhos Shopping, por exemplo, é um dos maiores espaços de exposição da Bienal B, reunindo mais de dez trabalhos de artistas brasileiros em seus quatro andares. A mostra fica disponível no local de 27 de agosto a 28 de outubro.
Entre os artistas que participam da Bienal B no Moinhos Shopping estão: Kátia Costa, Cow Bees (Clau Paranhos e Beto Chedid), Rafael Araújo, Leonardo Fanzelau, Mara Álvares, Fernanda Barroso, Paula Langie, Léo Nardo Pereira, Grupo Pelos Muros, Rodolfo Teixeira Zupo e Club d?Essai (Eduardo Bichinho).
Integram a Bienal B ainda os projetos Papo Arte, encontro informal sobre arte que acontece todos os sábados em um bar da cidade e Língua de Artista, encontros quinzenais no Moinhos Shopping, sempre às 18h das sextas-feiras, com a comunidade e artistas convidados a desenvolver temas referentes à arte, de forma dinâmica e informal, como um talk show. Os próximos encontros acontecem nos dias 31 de agosto, 14 e 28 de setembro, 5 e 19 de outubro e nos dias 9 e 23 de novembro.
Para saber mais sobre a Bienal B acesse: www.bienalb.org.
Por Priscila Zortéa
Edição e redação - jornalista responsável: Vanessa Balula coza@grafia.com.br
Preencha o campo abaixo e receba as matérias em seu e-mail.