No dia 2 de setembro, o MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói completou 10 anos. Instalado no Mirante da Boa Viagem, às margens da Baía da Guanabara, o MAC foi concebido por Oscar Niemeyer e recebe visitantes de todos os cantos do Brasil e do mundo atraídos pela arquitetura, que lembra um disco voador. Seu acervo é composto pela Coleção João Sattamini, a segunda maior coleção de arte contemporânea do país.
Quem visita a praça de 2.500 metros quadrados onde fica o MAC, admira uma obra onde a técnica é inseparável da arte. Com 16 metros de altura, o museu nasce do chão numa base cilíndrica única, que sustenta todo o prédio, ancorada numa única sapata gigante de dois metros. A base está envolta por um espelho d?água com mais de 800 metros quadrados de superfície e 60 centímetros de profundidade, que traz o mar ao pé da construção.
Ao comemorar os 10 anos, o museu ganha novo projeto de iluminação ambiental e monumental, de autoria de Peter Gasper. Entre as vantagens do projeto, Gasper dobrou a quantidade de lâmpadas usadas atualmente, sem aumentar em nada o consumo de energia, incluindo o museu no conceito mais moderno de eficiência energética nos padrões internacionais. O projeto aumentou também o dinamismo da luz e valorizou o volume, além de enfatizar ainda mais a profundidade da obra arquitetônica de Niemeyer.
Outro ponto alto é que foi adicionado ao sistema de iluminação tridimensional existente, um recurso visual que atuará na quarta dimensão, o que significa que o monumento que encanta o público durante o dia, também irá encantar o espectador durante a noite e poderá ser visto até do Rio de Janeiro.
Edição e redação - jornalista responsável: Vanessa Balula coza@grafia.com.br
Preencha o campo abaixo e receba as matérias em seu e-mail.